É incontestável a procura pela estética bucal nos dias de hoje. Graças à evolução tecnológica e dos materiais dentários é possível proporcionar um sorriso bonito e saudável. Hoje temos condições de transformar os sorrisos. Torná-los mais harmônicos com o rosto do paciente e auxiliar no rejuvenescimento, inclusive para complementar procedimentos plásticos ou dermatológicos.
Hoje é possível mudar a cor natural dos dentes, sem alterar a qualidade da estrutura dental. Com o passar da idade, há um escurecimento natural dos dentes, e que é acelerado pela ingestão de alimentos de coloração forte, como café, molho de tomate, vinho tinto, beterraba, chocolate, refrigerantes, etc.
Várias técnicas podem ser utilizadas pelo cirurgião dentista, dependendo das condições clínicas dos pacientes.
A técnica mais utilizada, e com resultados altamente satisfatórios. Com uma moldeira individual confeccionada pelo dentista utiliza-se um gel clareador por um período de 04 a 08 horas, normalmente dormindo. Em um período que varia de 10 a 20 dias conseguimos excelentes resultados. Este clareamento tem uma durabilidade variável, dependendo dos hábitos de alimentação, higiene e consumo de cigarros.
Nesta técnica conseguimos um clareamento de todos os dentes em apenas 02 ou 03 sessões. Está indicada para pessoas que têm urgência de um clareamento, ou aquelas que não se adaptam ao Clareamento Doméstico.
Mais conhecida como Tratamento de Canal.
Esta especialidade da odontologia é complexa e muito importante, pois está diretamente ligada aos casos de dor, infecção dentária e muitas vezes utilizada para tratamentos em dentes que suportarão trabalhos protéticos como jaquetas, pontes fixas, reabilitações, estética bucal, etc. Portanto, é fundamental que seja realizada com sucesso e conforto para o paciente.
Utilizamos técnicas e equipamentos modernos para o tratamento ser rápido, indolor e, na maioria da vezes, em uma única sessão proporcionando mais conforto aos pacientes.
Não se pode falar em Estética Bucal sem falar em Ortodontia: nada como ter os dentes bem posicionados para se conseguir um lindo sorriso!
posição correta dos dentes e ossos maxilares, além de oferecer uma melhoria estética nas pessoas é fundamental para as funções mastigatórias, deglutição, fala, respiração, sono, além de prevenir doenças dentárias como gengivites e cáries.
Portanto o tratamento ortodôntico tem um papel importante na saúde das pessoas, por esta razão cresce o número de pessoas que realizam tratamentos ortodônticos, mesmo depois de adultos. O tratamento ortodôntico aplica-se bem em pacientes de todas as idades, desde que seja respeitado o limite biológico de cada um.
Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos e ortopédicos fixos e móveis que proporcionam uma modificação nos ossos maxilares. Todos têm sua indicação.
Hoje os implantes são uma das melhores opções para quem perdeu algum dente. Realiza-se em qualquer pessoa depois da puberdade, desde que não tenha algum impedimento de ordem médica. Às vezes existe falta de osso suficiente para colocação dos implantes, mas hoje em dia se dispõem de diversas técnicas de enxertos ósseos, que resolvem a maioria dos casos.
A perda dos dentes é um fator que, além de piorar a estética bucal, cria uma desordem no arco dentário, causando um desarranjo dos outros dentes, que migram (mudam sua posição original), numa tentativa de fechar os espaços criados pela perda de um ou mais elementos dentários. Desta maneira há uma piora na mastigação fazendo com que se sobrecarreguem os dentes remanescentes, a musculatura facial, a articulação temporomandibular, podendo interferir também na fala.
Os implantes são feitos de titânio, um material largamente utilizado na Ortopedia, de eficiência comprovada, e não oferece rejeição orgânica. O índice de sucesso dos implantes é de 90% nos maxilares superiores e mais de 97% nos realizados na mandíbula.
Além de um bom profissional, um outro fator fundamental para o sucesso dos implantes, é a assepsia do campo operatório. Antes de cada cirurgia é realizada uma limpeza e desinfecção de toda a sala, coloca-se um protetor estéril envolvendo todo equipamento, o instrumental é autoclavado, e o cirurgião utiliza uma roupa especial esterilizada e descartável para garantir o máximo de assepsia e menor risco às infecções.
As cirurgias orais são muitas vezes a única solução para determinados problemas. E, uma cirurgia sempre nos causa apreensão, preocupação e medo. É muito importante que ela seja bem realizada, com as melhores técnicas para se conseguir o resultado esperado com um mínimo de desconforto.Consegue-se isto através de um cirurgião-dentista especializado, que, ao se dedicar exclusivamente as cirurgias, adquire experiência e agilidade, além de atualizar-se constantemente às novas técnicas e instrumentais cirúrgicos, atingindo assim melhores resultados.
Além de um bom profissional, um outro fator fundamental para o sucesso das cirurgias, é a assepsia do campo operatório.
Antes de cada cirurgia é realizada uma limpeza e desinfecção de toda a sala, coloca-se um protetor estéril envolvendo todo o equipamento, o instrumental é autoclavado.
Para nós, o sucesso das Cirurgias só se consegue quando se olha o paciente como um todo, e não como um caso cirúrgico.
É muito importante respeito e consideração aos aspectos de saúde geral das pessoas, seu estado emocional e psicológico.
Consiste em recuperar as condições funcionais e melhorar a estética bucal das pessoas com as mais modernas técnicas e soluções como Clareamento dental, Próteses fixas e móveis, implantes, Restaurações, Facetas Estéticas de Porcelana, etc.
Para se conseguir um bom resultado é necessário que se faça a preparação da saúde bucal da pessoa para receber estes trabalhos.
E após o término do trabalho é feita uma programação de manutenção preventiva para que se conserve a saúde bucal e a boa qualidade dos serviços executados.
É uma das áreas mais complexas da odontologia. Quem precisa de uma prótese é quem perdeu um ou mais elementos dentais. Nesta área envolve-se, além do Cirurgião Dentista, também um Laboratório de Prótese de alto padrão de qualidade, para podermos prestar um trabalho de excelência.
As Próteses podem ser de vários tipos, como: Próteses Unitárias, Próteses Fixas, Próteses Móveis, Próteses Totais (Dentaduras), Próteses Adesivas, Próteses Fixas “Metal Free”(que não utilizam metais em sua confecção garantindo uma melhor estética), Prótese sobre Implantes, etc.
Um bom resultado depende primeiramente de um bom planejamento e do preparo do paciente para receber a peça protética, o que muitas vezes envolve várias áreas da odontologia.Trabalhando em equipe temos condições de um melhor planejamento com resultados mais satisfatórios.
É a especialidade da odontologia que cuida das doenças que atacam as gengivas e os tecidos que circundam os dentes. Indiscutivelmente, a maior causa de perda dos dentes nos adultos origina-se da Doença Periodontal.
Doença Periodontal caracteriza-se pela inflamação e infecção dos tecidos que envolvem os dentes: gengiva, ligamentos periodontais e osso alveolar. Na presença de infecção nesta região o nosso organismo inicia um processo de reabsorção do osso alveolar, na tentativa de proteger a estrutura óssea, afastando-a da área infectada. Com este processo, o dente perde sustentação óssea e começa apresentar uma maior mobilidade, e, após alguns anos, sem o tratamento adequado, esta perda óssea poderá levar à perda do elemento dental.
A Doença Periodontal somente se desenvolve com a presença de placa bacteriana na superfície dos dentes, apesar de notarmos uma maior predisposição em alguns pacientes. Mas como esta doença não aparece em pessoas que mantêm seus dentes livres de placa bacteriana, torna-se claro que é uma doença que pode ser evitada.
Com uma visão meticulosa, o profissional Clínico Geral, examina o paciente como um todo, realiza os procedimentos necessários para restabelecer a saúde bucal e, caso necessário, encaminha e coordena os tratamentos dentro das especialidades. O clínico é o dentista que acompanha o paciente ao longo da vida, conhecendo suas necessidades, anseios, e fazendo uma programação preventiva para evitar problemas futuros.
O tratamento preventivo é o principal foco de nossas atividades. Após o tratamento restaurador, mantemos uma programação com o objetivo de evitar novos problemas, como cáries, gengivites, abscessos, problemas ortodônticos etc. A prevenção odontológica traz diversos benefícios para quem a faz: diminui o número de tratamentos restauradores, mantém as estruturas naturais, e reduz radicalmente o custo dos tratamentos odontológicos.
Com um programa preventivo bem realizado podemos reduzir os problemas odontológicos em mais de 90%.
É a especialidade que cuida da saúde bucal de crianças de 0 a 14 anos com tratamentos preventivos e restaurador.
Existem muitos cuidados que devem ser tomados com os dentes da criança desde os primeiros meses. Esses cuidados são essenciais na prevenção de problemas futuros. Veja no ciclo dentário abaixo os principais cuidados em cada etapa da infância.
Ciclo Dentário
Até 6 meses
De 6 meses até 3 anos
De 3 até 6 anos
De 6 até 14 anos